páscoa: uma data estranha...

postado por Irmão Fabiano, marcadores

Estava tentando entender o feriado (embora caia sempre num domingo) de hoje: Páscoa. Se você é católico, sabe que hoje comemora-se a ressurreição de Cristo. Se você é hebreu, já deveria ter comemorado, pois não sei se você sabe a Páscoa originalmente representava o memorial da saída deste povo do Egito.
Ou seja: em tese, apenas os católicos e os hebreus (em outra data) poderiam aproveitar do feriado (que feriado??) de hoje. Não bem hoje hoje, mas no domingo subseqüente da lua cheia do equinócio de março. Ok. Podem explicar que com a Páscoa é algo meio que "universal", de todos os credos (ecumênico), mas se você é de outra religião e assim o fizer não está negando um dos seus próprios dogmas??
Muito estranho. Muito interessante também o poder que a Igreja Católica exerceu (e exerce) sobre a humanidade. Não sei se vocês notaram, mas a maioria dos feriados (no Brasil) são católicos apostólicos romano. Além do mais, como eu disse, não era nem um feriado católico, mas hebreu!! Veja como eles conturbam tudo!!
Contudo, mais estranho é o fato de um coelho trazer ovos coloridos de chocolate. Nossa, nada a ver!! Sei lá se isto tem algum significado sacro ou se é tão somente uma jogada das multinacionais do chocolate e/ou dos petshops em vender doces e coelhos (não necessariamente nessa ordem), mas que negócio absurdo!! O certo seria uma 'ave' trazer ovos ou um coelho trazer legumes. Porém, acho que ninguém iria gostar de ganhar uma cenoura hoje...
Não gosto muito de chocolate e coelhos para mim significam "procriação em larga escala". Também não recusarei nenhum "Feliz Páscoa" e não serei mal-educado em saudar de volta. Só que será, como disse, por mera educação, porque entender a Páscoa até agora eu não consegui...
PS. Feliz Páscoa.

3 comentários

Make A Comment
top