filme: os doze macacos

postado por Irmão Fabiano, marcadores

"Isto é o presente?
Isto é o passado?
Isto é o futuro?
A guerra está começando"

Altamente recomendável. Twelve Monkeys (Os 12 Macacos - 1995) é um dos melhores filmes que eu já vi. Dramático, misterioso, de difícil compreensão e com uma fotografia de dar inveja a muitos roteiros hollywoodianos, Os 12 Macacos representa o que há de melhor na categoria ficção científica, misturando complexidade, perda da noção temporal, paranóia e um roteiro tenso e não linear. Um bom filme para "pensar".
Quanto à atuação dos atores, bem... o elenco fala por si: Bruce Willis (uma das suas melhores atuações), Madeleine Stone e Brad Pitt (indicação para o Oscar de mlehor ator coadjuvante) encabeçam a trama. A direção ficou a cargo do renomado Terry Gillian (O Pescador de Ilusões), o que retirou cada gota do roteiro. Para quem não entender o trailer abaixo, vai uma breve sinopse do filme:

"O ano é 2035. Após uma epidemia de um vírus desconhecido e de grande poder letal, a população mundial foi reduzida a apenas 1%, com mortes registradas de mais de cinco bilhões de pessoas. Os pequenos grupos que sobraram são obrigados a viver em abrigos subterrâneos, pois o ar está contaminado com o vírus fatal. A sobrevivência da raça humana está comprometida, a não ser que um plano extravagante e perigoso, tramado por um grupo de cientistas, dê resultado. Os especialistas inventaram uma máquina do tempo capaz de enviar uma pessoa ao ano de 1996, para que ela possa rastrear a origem do vírus desconhecido e, assim, impedir a eclosão do futuro apocalíptico. Essa é a narrativa principal de “Doze Macacos” (Twelve Monkeys, EUA, 1995), o mais convencional – e nem por isso menos brilhante – filme do ex-membro do Monty Python, Terry Gilliam. (...)
O filme funciona em muitos níveis. É uma ótima aventura, cheia de lances surpreendentes, trechos inesperados e uso inteligente da teoria de viagem no tempo. Também é uma das melhores ficções científicas da década de 1990 a retratar o medo, marcadamente forte no inconsciente coletivo de todos nós, a respeito de um futuro apocalíptico (bem como da esperança nas possibilidades de evitá-lo). Por fim, ainda funciona como um belo romance, mesmo que seus protagonistas sejam pessoas estranhas, o que resulta em um relacionamento marginal, quase anti-social. “Doze Macacos” é um pesadelo futurista em clima melancólico, sobre o qual paira constantemente a sombra da palavra “morte”. (http://www.cinereporter.com.br/scripts/monta_noticia.asp?nid=841)

trailer "os doze macacos"

(aumentem o volume e cliquem no botão "play")

PS: é o meu primeiro upload de vídeo.

0 comentários

Make A Comment
top